É para isso que as empresas e agências de Marketing Promocional trabalham duro diariamente, faça chuva ou faça sol, criando, planejando e operacionalizando os mais diversos tipos de campanhas.
Sejam eventos de um dia ou algumas horas, até ações de longa duração. Não importa o tempo, o que importa é que o objetivo é um só: VENDER!!! FAZER COM QUE O PRODUTO/ MARCA SEJA PERCEBIDO PELO SEU PÚBLICO E CONSUMIDO POR ELE.
Já falei em publicações anteriores sobre boas campanhas/ ações, mas nunca falei das ruins.
Mas como as falhas têm sido constantes, não posso deixar de falar...
Abaixo dois exemplos de como uma execução mal feita pode acabar com uma ótima idéia.
A mais recente ocorreu ontem (29/06/2010), quando o Jornal Folha de São Paulo publicou erroneamente o anúncio do Hipermercado Extra (patrocinador da Seleção Brasileira de Futebol) dando ADEUS a seleção canarinho da copa das vuvuzelas e jabulanis.
O jornal assumiu o erro, mas e a imagem da marca, como fica?! Nesse caso das duas - Folha e Extra...
Abaixo os dois anúncios, o que foi publicado e o que deveria ter sido.
O que foi publicado
O que deveria ter sido publicado
O outro exemplo é o do chocolate Twix. A agência (me reservo no direito de não divulgar o nome - até porque esse não é o intiuito) subestimou o veículo internet/ rede sociais e se deu mal.
Eles anunciaram, somente nesses canais, uma chuva de chocolate em plena Av. Paulista. Divulgaram hora e local. Falaram para as pessoas levarem seus guarda-chuvas etc, etc, etc...
E na hora "H", a chuva se transformou numa pequena garoa, ou nem isso. No evento tinha muito mais gente do que eles imaginaram.
Resumo: Muita gente e pouco chocolate. As pessoas sairam com uma péssima impressão da marca/ produto, incluisive dizendo que comprariam o chocolate concorrente.
Confiram o vídeo:
Bom, a mensagem é simples: SEM UMA EXECUÇÃO PERFEITA, AS MELHORES IDÉIAS DO MUNDO PODEM SE TRANSFORMAR NOS MAIORES FIASCOS DO MUNDO.
Fábio Côrtes