Cada dia que passa as redes sociais mostram do que são capazes.
Além de estreitar relacionamentos e aproximar pessoas, divulgar produtos/ serviços, transmitir informações, agora essa ferramenta está sendo utilizada por consumidores insatisfeitos com os produtos/ serviços adquiridos em lojas, virtuais ou não.
Todos lembram do caso do protesto do senhor Oswaldo Borelli, que depois de muitas tentativas em resolver seu problema com a Brastemp, iniciou uma campanha no twitter e no facebook, que terminou com a troca de seu refrigerador.
Um caso muito semelhante e mais recente (essa semana), está sendo protagonizado por Daniely, consumidora da marca Renaut, que enfrenta problemas com seu carro há 4 anos. Ela, além de divulgar seu caso nas redes sociais, também colocou no ar um site (www.meucarrofalha.com.br) mostrando fotos e vídeos do seu veículo.
Isso mostra que as empresas ainda estão falhando em questões fundamentais como o atendimento ao cliente, e colocam a reputação das empresas em jogo.
Na maioria dos casos, as empresas acabam sendo mais ágeis na solução do problema. Mas porque esperar chegar nesse ponto?! Afinal, depois da viralização do caso na internet, o impacto negativo que isso causou é irrecuperável!!!
O número de visitas no site Reclame Aqui em 2010 foi de 4 milhões, enquanto que o do Procon foi de 630 mil. O Reclame Aqui atua como um canal online entre consumidor insatisfeito e marca, o que agiliza a comunicação entre as partes. Por isso o seu sucesso.
É ISSO AÍ, VAMOS ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS, SEMPRE!!!!
Fábio Côrtes