Um dia desses fui questionado por um primo o que era Trade Marketing. Um termo muito utilizado de uns 3 ou 4 anos para cá. Mas o que significa isso?
Segundo o dicionário Michaellis, TRADE significa COMÉRCIO, NEGÓCIO.
Podemos entender então que o Trade Marketing significa o marketing com foco no comércio/ varejo. Resumindo, é tudo o que as empresas fazem para mostrar para o consumidor no ponto de venda (PDV) que ele precisa realmente daquele produto para viver melhor.
Estratégias de exposição de produtos, material de merchandising atraente e bem exposto, implantação de cross merchandising*, implementação de promoções de todos os tipos, eventos de lançamento de produtos etc.
Falando assim parece pouco, mas na verdade não é. Existe muito estudo e diferentes estratégias para que nós consumidores sejamos atingidos pelas ferramentas do trade.
Nas empresas, esse departamento faz o meio de campo entre os departamentos de vendas e marketing. É esse departamento que pesquisa os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do público alvo do produto/ serviço e planeja as melhores formas de atingi-los.
Antigamente, o importante para a indústria era vender os produtos para os revendedores (sell in) e o PDV tinha que se virar com suas próprias ferramentas para fazer o seu cliente comprar. Hoje isso não funciona mais. O PDV só compra da indústria se tiver certeza que o produto/ serviço será vendido para o consumidor final. Desta forma a indústria teve que repensar o seu formato de atuação com seus parceiros.
Foto de Peter Erik Forsberg
Daí surgiu o Marketing Promocional, para que a indústria auxilie o PDV a vender seus produtos (sell out). No princípio era feito pela própria indústria pelo seu departamento de vendas e se limitava a manutenção de gôndolas abastecidas com os produtos e algum tipo de material de merchandising exposto. Posteriormente, surgiram as agências de Marketing Promocional, e esse trabalho foi migrando gradativamente para essas empresas.
Uma das grandes mudanças de comportamento do consumidor foi o fato de ele ter menos tempo para investir no processo de compra de seus produtos. Diante disso o ponto de venda vem investindo cada vez mais no marketing promocional, pois ele deve oferecer exatamente o que o consumidor deseja, no momento em que ele necessita.
Com a demanda desse tipo de serviço aumentando, as indústrias perceberam que o trabalho precisaria se desenvolver mais profissionalmente e daí surgiu o Trade Marketing e hoje ele é o principal responsável por todas as ações de sell out dos PDV.
Infelizmente muitas empresas ainda não perceberam a real importância da criação desse departamento em suas estruturas o que pode colocá-los em desvantagem perante seus concorrentes que já contam com esse departamento.
* cross merchandising = é o tipo de ação que associa um produto a outro. Ex.: exposição de queijo ralado nas gôndolas de macarrão e molho de tomate, exposição de filtro de café nas gôndolas de pó café etc.
Fábio Côrtes