29 de out. de 2009

TRADE MARKETING, O QUE É ISSO??




Um dia desses fui questionado por um primo o que era Trade Marketing. Um termo muito utilizado de uns 3 ou 4 anos para cá. Mas o que significa isso?
 
Segundo o dicionário Michaellis, TRADE significa COMÉRCIO, NEGÓCIO.
Podemos entender então que o Trade Marketing significa o marketing com foco no comércio/ varejo. Resumindo, é tudo o que as empresas fazem para mostrar para o consumidor no ponto de venda (PDV) que ele precisa realmente daquele produto para viver melhor.

 
Estratégias de exposição de produtos, material de merchandising atraente e bem exposto, implantação de cross merchandising*, implementação de promoções de todos os tipos, eventos de lançamento de produtos  etc.
Falando assim parece pouco, mas na verdade não é. Existe muito estudo e diferentes estratégias para que nós consumidores sejamos atingidos pelas ferramentas do trade.

 
Nas empresas, esse departamento faz o meio de campo entre os departamentos de vendas e marketing. É esse departamento que pesquisa os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do público alvo do produto/ serviço e planeja as melhores formas de atingi-los.

 
Antigamente, o importante para a indústria era vender os produtos para os revendedores (sell in) e o PDV tinha que se virar com suas próprias ferramentas para fazer o seu cliente comprar. Hoje isso não funciona mais. O PDV só compra da indústria se tiver certeza que o produto/ serviço será vendido para o consumidor final. Desta forma a indústria teve que repensar o seu formato de atuação com seus parceiros.



Foto de Peter Erik Forsberg

Daí surgiu o Marketing Promocional, para que a indústria auxilie o PDV a vender seus produtos (sell out). No princípio era feito pela própria indústria pelo seu departamento de vendas e se limitava a manutenção de gôndolas abastecidas com os produtos e algum tipo de material de merchandising exposto. Posteriormente, surgiram as agências de Marketing Promocional, e esse trabalho foi migrando gradativamente para essas empresas.
 
Uma das grandes mudanças de comportamento do consumidor foi o fato de ele ter menos tempo para investir no processo de compra de seus produtos. Diante disso o ponto de venda vem investindo cada vez mais no marketing promocional, pois ele deve oferecer exatamente o que o consumidor deseja, no momento em que ele necessita.


Com a demanda desse tipo de serviço aumentando, as indústrias perceberam que o trabalho precisaria se desenvolver mais profissionalmente e daí surgiu o Trade Marketing e hoje ele é o principal responsável por todas as ações de sell out dos PDV.
 
Infelizmente muitas empresas ainda não perceberam a real importância da criação desse departamento em suas estruturas o que pode colocá-los em desvantagem perante seus concorrentes que já contam com esse departamento.

 
* cross merchandising = é o tipo de ação que associa um produto a outro. Ex.: exposição de queijo ralado nas gôndolas de macarrão e molho de tomate, exposição de filtro de café nas gôndolas de pó café etc.


Fábio Côrtes

26 de out. de 2009

TWITTER - FERRAMENTA DE MARKETING?!


Todos já ouviram falar no Twitter. Inclusive no dia 02/10 foi postado um artigo no blog da Aktuell sobre o assunto.

Mas o que realmente é isso? Como funciona? Quem pode utilizar? Para que serve?

Para a maioria das pessoas, essas perguntas ainda não foram respondidas. E para falar a verdade, até quem utiliza não sabe muito bem como respondê-las.

Segundo o Wikipédia, o Twitter é uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos exibidas em tempo real, através da própria Web, por SMS e outros meios.



O que é mais interessante, é que esse meio de comunicação está cativando e dominando o mundo dos negócios, pois como informado no blog da Aktuell, “a ferramenta nasceu com todo tipo de mensuração possível. Tudo o que se precisa em tempos de (justificada) paranóia ROI”.

Até quando essa febre durará ninguém sabe...

O fato é que grandes empresas estão utilizando essa ferramenta e a cada dia ela deixa de ser uma tendência e se torna realidade. O que ainda é tendência, não se sabe por quanto tempo, é a utilização da ferramenta para PROMOÇÕES. Em breve veremos empresas fazendo marketing promocional no Twitter. E porque não?!

Em matéria do site Promoview, escrita por Claudio Torres - Escritor, Palestrante e Consultor em Marketing Digital, você encontrará “SETE FERRAMENTAS PARA USAR O TWITTER EM MARKETING”. A matéria mostra como usar o Twitter com eficiência, principalmente no uso profissional, empresarial ou para marketing digital.

Para quem quer se aventurar, bom trabalho!!! 


Fábio Côrtes

NOVO FOCO PARA O MARKETING


Toda empresa tem o dever de manter-se informada sobre as mudanças no cenário econômico, social e demográfico.

Uma mudança na dinâmica populacional que vem se solidificando nos últimos 10 anos certamente afetará o cenário de negócio de muitas empresas. Entre 1997 e 2007, o crescimento do número de idosos no Brasil representou mais do que o dobro do crescimento total da população, 21,6% (1997) e 47,8% (2007), segundo o IBOPE.

Essa transição demográfica que vem aos poucos modificando a estrutura de família brasileira, transformará a composição do universo populacional do Brasil. Entre 1991 e 2007, a população do país ganhou 5,57 anos em sua expectativa de vida, ao passar de 67,00 anos em 1991, para 72,57 anos em 2007, segundo o IBGE.

A nova família brasileira está menor (menos filhos), porém com a mesma renda familiar e o mesmo padrão de preferências, fazendo com que a tendência seja a de poupar mais. No futuro com a total aderência da população por famílias menores haverá necessidade do aumento da qualidade das instituições de ensino e não na quantidade.

Identificar mudanças no padrão de consumo da população é muito importante já que essa transição está a todo vapor. Certamente, cada vez mais surgirão oportunidades para o mercado de produtos dirigidos à terceira idade e maior diversificação e demanda por produtos mais sofisticados para o segmento mais jovem da população. O que muitas instituições financeiras já tem feito oferecendo facilidades no crédito para aposentados e pensionistas.

Hoje devemos nos focar em entender melhor os impactos do envelhecimento rápido e a expectativa maior de vida da população sobre o consumo realizado pelos idosos. A previsão é que em 2020 o Brasil atinja uma fase avançada da transição demográfica, é nesse momento que o envelhecimento da população será mais rápido e haverá queda da mortalidade e aumento da participação relativa dos idosos.

Joyce Leite

22 de out. de 2009

EVENTO SMIRNOFF




E por falar em cultura X negócios...

A vodka número 1 no mundo, Smirnoff, fará uma série de eventos musicais nacionais e internacionais.

No final de novembro aqui em São Paulo, acontecerá o Smirnoff Experience, festival que ocorre todos os anos e trás as experiências mais originais do mundo. Para começar a originalidade, o local do evento só será divulgado uma semana antes, mas os ingressos já começam a ser vendidos amanhã (23/10) pela ticketmaster.

Para acompanhar os detalhes do evento, os interessados devem se cadastrar no site da empresa, onde também podem se inscrever num concurso cultural que dará 150 pares de ingressos. Os inscritos devem completar uma frase descrevendo o local mais inusitado onde faria uma festa e participa automaticamente de um concurso global da marca, onde o dono da melhor frase ganhará a festa e uma câmera para registrar todos os momentos.

Para completar, haverá divulgação em casas noturnas e bares, com promoters, distribuição de brindes, vales-desconto para a aquisição de ingressos, ambientação temática e intervenções artísticas. Para finalizar, os carros sairão do estacionamento da casa com um tag no retrovisor.

Fábio Côrtes 

PRODUÇÃO ARTÍSTICA COMERCIAL X OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS



A constância cada vez maior na utilização das atrações artísticas como algo comercial apresenta na atualidade um contexto dualístico sobre o certo ou o errado.

Podemos entender a produção cultural brasileira como tudo o que o povo cultiva e freqüenta habitualmente. O que é adaptado ao gosto do consumidor visando seu grande desejo por status, anseio por divertimento e afastamento dos problemas do cotidiano.

Agrega-se então o status de entretenimento e utiliza-se apelos emocionais para tornar o show, evento, espetáculo ou exposição mais parecido com seu público alvo.

Isto é bom ou ruim? Desvirtua ou agrega?

Bom, a pergunta não deve ser vista do ponto de vista de um cético moralista, afinal a resposta seria clássica e negativa.

Deve se entender a produção artística atual/ contemporânea como fruto da diversificação dos modos e não de um único modo de fazer.
Quando os grandes produtores de "arte" lembrarem-se ao menos do que é cultura (proveniente das camadas da população) teremos uma maior cobertura artístico cultural no país, com abundante e diversificada produção, atingindo todos os gostos, idades e classes sociais.

O marketing cultural que envolve as produções artísticas atuais se manifesta transformando em oportunidade de divulgação a produção artística do país.
É sem dúvida uma forma de agregar a imagem da empresa, marca, produto, serviço a imagem da atração escolhida, relacionando-a com um estilo, uma música, uma emoção ou sentimento proposto.

Resumindo não é preciso fazer uma guerra entre cultura e mercado, devemos ver o todo como um conjunto de parcerias e ferramentas, tanto para quem está do lado artístico como para quem está do lado comercial. Mas sem exageros...

Joyce Leite

21 de out. de 2009

INTERNET COMO MEIO DE PROPAGANDA


Todos nós estamos cansados de saber que a internet cresce a cada dia no mundo e principalmente no Brasil. Mas que a propaganda na internet cresce a cada dia e já ocupa um dos principais meios de divulgação, poucos tinham essa noção.

Uma pesquisa recente nos Estados Unidos, divulgada em agosto, comprovou esta tendência. O resultado da pesquisa foi que campanhas publicitárias de produtos de varejo na web tem mais sucesso que na TV.

No período da pesquisa, foi verificado que produtos anunciados na net tiveram aumento de 9% nas vendas enquanto que os anunciados na TV tiveram aumento de 8 %.
Isso mostra o motivo de tantas empresas estarem aderindo a essa mídia. Além disso, o custo X benefício é excelente, visto que o contato com o público alvo é muito maior e direto. Outro fator importante é o baixo custo de implantação e manutenção de campanhas online e a agilidade em alterações necessárias.

A tendência é que o custo dessa ferramenta diminua ainda mais e a segurança aumente, visto que já estão em desenvolvimento novas opções de forma de se trabalhar com e-commerce, que facilitará a vida de quem vende e principalmente de quem compra.


Fábio Côrtes

REDONDO É RIR DA VIDA - PAGANDO MICO COM SKOL



Muito boa!!!!

A nova propaganda da Skol, seguindo no tema "Redondo é rir da vida", fala dos micos que pagamos no nosso cotidiano. Claro que mostrar todos seria impossível, por isso a propaganda acaba com um gostinho de quero mais.

Trata-se de mais um filme bem feito e divertido, com cenas engraçadíssimas. Um cara tentando pegar papel higiênico no banheiro público com as calças arreadas, outro comprando preservativos com um atendente pouco discreto, outro com o zíper aberto na festa, e até o que leva cerveja quadrada numa festa. Todas essas situações fazem com que seu público alvo se sinta cada vez mais identificado com a bebida.

A propaganda teve início no último final de semana e com abrangência nacional e dá sequência aos temas paquera, carnaval, torcedores, festas juninas, amigos e churrasco (para mim uma as melhores).
No final a intenção é mostrar que está presente nas situações do nosso dia-a-dia e entre nossos amigos.
Para quem não viu, segue o vídeo. Curta a vontade, afinal todos nós pagamos mico e nada melhor do rir deles!!!




Fábio Côrtes

20 de out. de 2009

U2 EM SHOW NO YOUTUBE?!

É isso mesmo, repetindo o feito de 1997, quando o U2 transmitiu um show feito em Boston pelo Youtube, o show que acontecerá nos Estados Unidos neste domingo (25/10) será transmitido a 16 países pelo site da Microsoft.

Conforme o empresário da banda, Paul McGuiness, será uma grade oportunidade para ampliar a festa e dar oportunidade de um público maior, bem maior ter acesso ao show.

Na verdade, isso se deve ao fato de todos os ingressos já estarem esgotados, além do que, o show já será filmado naturamlente, então porque não...?!

Além disso, clipes do show serão disponibilizados logo após o show. Os usuários do Twitter também poderão conversar com outros fãs da banda no mundo inteiro.

Além da divulgação da banda e do show, a organização de caridade (RED) mantida por Bono Vox, vocalista da banda, também será divulgada. Quem quiser, poderá fazer doações para a RED.

Quem gosta da banda e do Youtube não pode perder!! Será uma experiência diferente, e tem tudo para ser muito bacana.



Fábio Côrtes

SPRITE 2.ZERO


Seguindo o formato de posicionamento de produtos do segmento eletrônicos e tecnologia, a Coca-Cola lança a Sprite 2.Zero. Segundo a propaganda, o produto oferece sabor mais intenso e refrescante. A bebida substituirá a Sprite Zero.


O lançamento será feito no Sul do país e am algumas cidades do interior de São Paulo, mas em breve o restante do país terá o produto nas prateleiras dos PDV.

Vamos aguardar para comprovarmos se realmente o produto chega com novos diferenciais ou se trata apenas de mais uma jogada de marketing!!


Fábio Côrtes

MAIS UM CRIME NA INTERNET

Mais um crime na net...
Agora nas propagandas de software de... segurança na Internet...quem podia imaginar!!

Mas é isso mesmo. Conforme estudo da Symantec, "bandidos" virtuais estão utilizando as propagandas pagas para roubar senhas de acessos a bancos e outros.

Como funciona?
As propagandas pagas são colocadas em sites confiáveis, para que não gere a menor dúvida da procedência. Após receber o produto na sua casa e instalar o software, todas as informações sigilosas do usuário, como senhas de emails

Agora, os tais sites confiáveis devem se preocupar muito mais na procedência de quem está veiculando produtos em seus sites, e nós temos que pensar muito bem antes de adquirir algum software de segurança pela internet. particulares e bancos, são enviados para os marginais.

Fábio Côrtes