30 de mar. de 2010

A CLASSE "C" MUDOU...



A classe “C” sempre foi a maioria da população brasileira. Mas como essa classe nunca foi o alvo das grandes marcas, que ao invés de olhar com carinho para ela, sempre deu muito mais importante as classes “A” e “B”, as marcas “talibãs” entraram no mercado para suprir a necessidade natural da classe.
Entenda-se por marcas “talibãs” aquelas com produtos e promessas que fazem alusão às marcas de topo e entrega com baixa qualidade.
Depois de muito tempo dessa situação, com o aumento da renda da classe “C”, as marcas “famosas” resolveram se mexer.
No início, essas marcas/ agências não sabiam muito bem o que fazer com essa classe. Todos trabalhavam com informações desatualizadas sobre a classe. Logo perceberam que mudanças profundas nos hábitos, exigências, preferências, comportamentos haviam acontecido. Mas e agora, como atingí-los? 
Diante dessa necessidade, iniciaram-se então as pesquisas sobre o assunto, desenvolvidas e aplicadas por vários institutos de pesquisas (Latin Panel, Data Popular, CO.R Inovação).
Mas enfim, o que mudou?
Hoje sabe-se que a classe “C” não quer mais as marcas “talibãs” (consequentemente essas marcas caíram para as classes “D” e “E”). Hoje ela também quer qualidade, da mesma forma que as classes “A” e “B”, ela sabe identificar o que tem ou não qualidade.
Com mais acesso ao crédito, a Classe C passou a investir em aquisições de maior valor: carros, computadores, lavadora de roupa, celular, móveis e eletro-eletrônicos das melhores marcas etc. Essas aquisições são encaradas por essa classe como um investimento sério. Por isso, a qualidade e confiança nas marcas são fundamentais.
Mas não podemos nos precipitar com as conclusões… Por exemplo, as mulheres da classe “C” gostam de coisas boas, gostam de estar na moda, mas tem uma interpretação muito particular para tudo isso e – em momento algum desejam ser apenas uma sombra de outros estratos sociais. Muito pelo contrário.
Uma pesquisa realizada em 2009 pela CO.R Inovação derrubou alguns estereótipos importantes. Mostrou por exemplo que hoje as mulheres da classe não cobiçam ser loiras, magras e terem 1,80 de altura.
“Ser igual as patricinhas...nem pensar! Somos poderosas! hahahaha” – frase ouvida nas pesquisas.
Procuram figuras femininas que tenham um pouco delas. A identificação está nas semelhanças e não nas diferenças. Ao contrário das mulheres de classe “A” e “B”, que na maioria das vezes procura roupas que não marcam muito sua silhueta, as da classe “C” querem mais é calças agarradas. Só assim poderão se sentir desejadas por onde passam – e ouvir aquele “fio-fio” na rua. “Quero ficar bonita e gostosa”, essa é a frase mais ouvida por essas mulheres.
Outra descoberta é que 80% das donas de casa da classe “C” acessam a internet diariamente e antes de comprar algo pesquisam sobre o produto nos sites dos fabricantes e comparam os preços dos produtos entre as lojas na web e fora dela.
Bom, poderíamos ficar horas aqui falando sobre esse assunto, mas a idéia aqui é apenas mostrar que no fim, isso tudo nos mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, hoje em dia a Classe C é muito bem resolvida. As pessoas buscam inclusão social, mas não querem ser quem elas não são, não almejam copiar as classes mais ricas.
Simplesmente querem curtir a moda e viver a vida do jeito que gostam.
ENTÃO, SEGUINDO AS TENDÊNCIAS DE MERCADO, VAMOS NOS PREOCUPAR MAIS COM A CLASSE “C”, E JÁ COMEÇAR A PENSAR NA “D"… 

Fábio Côrtes
 

23 de mar. de 2010

E-COMMERCE - EVOLUÇÃO DO CONSUMO

Ao longo dos anos os hábitos do consumidor variam ligeiramente e se consolidam as chamadas tendências de compra. Em pesquisa o instituto IBOPE constatou que há disposição no consumidor para a migração de canais, para o menor gasto e a maior freqüência de compra. 

O tão disputado espaço no supermercado hoje abre lugar para o E-Commerce e para os canais diretos. Apesar da maior parte da população ainda freqüentar o bom e venho supermercado hoje há canais alternativos que não mais necessitam que o consumidor vá até eles, como diz o velho ditado “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.

Essa invasão dos canais alternativos não ocorreu de ontem para hoje, desde 2005 houve aumentos significativos na migração que atingiu os 42% de consumidores que passaram a utilizar os canais alternativos (IBOPE).

O mais curioso é que as classes sociais que apresentam maior relevância no consumo de produtos e serviços por canais alternativos são as classes CDE que corresponde à maior parte do mercado de consumo no Brasil.

Estas classes sociais em sua maioria são compostas por aposentados que compram com maior freqüência e adquirem produtos/serviços após pesquisas secundarias para obtenção de maio Custo X Beneficio.
Com a ascensão contínua da internet, os sistemas elaborados para o relacionamento com o consumidor e o crescimento no número de internautas no Brasil, o E-commerce apresentará um cenário extremamente favorável de investimento.










Joyce Leite

22 de mar. de 2010

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA


HOJE (22/03) É O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA!!

Trecho do Wikipédia:
"A água é uma substância química onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.
A água cobre 71% da superfície da Terra.
Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
Limpa, a água potável é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos...".

VAMOS DAR MAIS VALOR A ÁGUA, UTILIZANDO-A COM INTELIGÊNCIA.

ÁGUA = Indispensável para a vida!!
ÁGUA DE CUÍCA = Indispensável para a vida com ALEGRIA!!


Fábio Côrtes

10 de mar. de 2010

COPA DO MUNDO X AÇÕES PROMOCIONAIS


É isso aí pessoal: A COPA DO MUNDO CHEGOU!! 
E com ela chegaram as ações promocionais.

Sei que falar nesse assunto é cair no "lugar comum", mas mesmo assim temos que falar.

A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.
É um evento que movimenta milhões (ou bilhões) de pessoas em todo o mundo, direta ou indiretamente.
Pessoas que não vêem a hora da copa começar apenas para ter o prazer de assistir ou para ganhar dinheiro com isso.

Fabricantes de brindes, vestuário, "badulaques", restaurantes, hotéis, comidas, bebidas, produtos de higiene... todos querem a sua fatia.

E nada melhor que as AÇÕES PROMOCIONAIS para alavancar esse mercado. 

Vamos a alguns exemplos: 
E certamente vem mais coisa por aí...

Bom para nós consumidores que somos beneficiados com os prêmios, bom para os fabricantes que vendem mais produtos e bom para nós publicitários e marketeiros que trabalhamos mais para divulgar as promoções.

RESUMINDO: QUE VENHAM AS AÇÕES PROMOCIONAIS!!!

Fábio Côrtes