17 de mar. de 2011

A FORÇA DAS REDES SOCIAIS – NÓS TEMOS O PODER

 

redes-sociais

Cada dia que passa as redes sociais mostram do que são capazes.

Além de estreitar relacionamentos e aproximar pessoas, divulgar produtos/ serviços, transmitir informações, agora essa ferramenta está sendo utilizada por consumidores insatisfeitos com os produtos/ serviços adquiridos em lojas, virtuais ou não.

Todos lembram do caso do protesto do senhor Oswaldo Borelli, que depois de muitas tentativas em resolver seu problema com a Brastemp, iniciou uma campanha no twitter e no facebook, que terminou com a troca de seu refrigerador.

Um caso muito semelhante e mais recente (essa semana), está sendo protagonizado por Daniely, consumidora da marca Renaut, que enfrenta problemas com seu carro há 4 anos. Ela, além de divulgar seu caso nas redes sociais, também colocou no ar um site (www.meucarrofalha.com.br) mostrando fotos e vídeos do seu veículo.

Isso mostra que as empresas ainda estão falhando em questões fundamentais como o atendimento ao cliente, e colocam a reputação das empresas em jogo.

Na maioria dos casos, as empresas acabam sendo mais ágeis na solução do problema. Mas porque esperar chegar nesse ponto?! Afinal, depois da viralização do caso na internet, o impacto negativo que isso causou é irrecuperável!!!

O número de visitas no site Reclame Aqui em 2010 foi de 4 milhões, enquanto que o do Procon foi de 630 mil. O Reclame Aqui atua como um canal online entre consumidor insatisfeito e marca, o que agiliza a comunicação entre as partes. Por isso o seu sucesso.

É ISSO AÍ, VAMOS ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS, SEMPRE!!!!

Fábio Côrtes

24 de fev. de 2011

QUAL O VALOR DO FUTEBOL?

 images

Para nós, reles mortais, muito, mas se formos comparar com outros esportes como basquete, baseball e futebol americano, quase nada.

As cotas de transmissão dos campeonatos desses esportes nos EUA é infinitamente maior do que o futebol aqui no Brasil.

Mas agora, os times começaram a entender um pouco mais o seu valor e finalmente dobraram o preço para os próximos contratos (até 2013).

Conforme carta convite enviada às emissoras de TV aberta, o mínimo a ser pago pelos direitos do Brasileirão é de R$500 milhões por ano, com 20% de luvas pagos à vista.

Com isso, a Rede Globo, que há anos domina as transmissões dos campeonatos do país, terá um concorrente de peso, a TV Record. Segundo dirigentes da Globo, sua principal concorrente tem mais chances de “bater o martelo”, pois além do faturamento com a publicidades, a TV do Bispo Edir Macedo tem também o dinheiro da igreja, que pode ser utilizado para pagar os direitos de transmissão.

Enfim, essa briga ainda renderá muitos capítulos… Vamos aguardar para ver.

UMA COISA É CERTA, FINALMENTE OS CLUBES COMEÇARAM A SE VALORIZAR!!

Fábio Côrtes

 

COCA-COLA É ISSO AÍ!!

Em 18/08/2011 publiquei aqui no blog uma ação que a Coca-Cola fez no dia do amigo na Argentina.

Mas na verdade, era uma sequência de ações feitas em várias cidades do mundo.

E como não podia faltar, chegou aqui no Brasil. As cidades escolhidas foram São Paulo e RJ.

Em SP, a Vending Machine foi colocada em um shopping e no RJ um caminhão de entregas da Coca-Cola foi transformado em uma Vending Machine gigante.

Ambas com o mesmo intuito: distribuir doses de ALEGRIA para todos.

Vale a pena ver os vídeos:

São Paulo

Rio de janeiro

Mais um ponto pra Coca-Cola!!

Fábio Côrtes

INOVAÇÃO NO PDV - PENSANDO NO SEU PÚBLICO

Buscando atingir todo o seu público, e principalmente as crianças, a Kibom desenvolveu um novo formato de geladeira que faz com que seus sorvetes fiquem muito melhor expostos, dando mais destaque a toda sua linha.

Nesse novo formato, as crianças menores, que até então não tínham acesso direto aos produtos, poderão escolher seus sorvetes a vontade. Com certeza as vendas aumentarão, já que elas são os principais consumidores do produto.

Kibon

Por enquanto essa geladeira só foi vista na St. Etienne Bagueteria & Bar, em Pinheiros, mas com toda certeza deve ser “espalhada” por aí…

Fábio Côrtes

27 de out. de 2010

CICLOVIA MARGINAL PINHEIROS = BENEFÍCIO OU "ABACAXI"?



Você sabia que existe uma bela ciclovia em São Paulo?
Poi é, não se preocupe, pois a grande maioria dos paulistanos também não sabe...

Não estou falando do ciclofaixa que liga os parques Ibirapuera/ Parque das Bicicletas/ Parque do Povo aos domingos, estou falando da ciclovia que beira a marginal pinheiros.

É uma obra de responsabilidade da CPTM e foi inaugurada em março deste ano pela prefeitura da cidade.
Ela tem 14 km de extensão - começa na Estação Vila Olímpia e termina na Estação Jurubatuba. Ocorre que apesar da estrutura apresentada - canaleta para a bicicleta ao lado da escada de acesso, ponto de apoio com sanitários, local para descanso e bebedouro no acesso da Estação Jurubatuba, o que chama a atenção é que ela só tem dois pontos de acesso, nas duas pontas da pista. Ou seja, uma vez dentro dela, só poderá sair depois de percorrer 14km, e se você precisar voltar ao ponto de partida, serão mais de 28 km, o que convenhamos, é uma distância bem considerável para ciclistas de fim de semana ou para novatos e crianças. 



Queria poder elogiar a iniciativa, tentei buscar argumentos para isso, mas infelizmente os benefícios são "engolidos" pela falta de bom senso de quem a projetou.

Vamos torcer para que um dia possamos utilizá-la.

Fábio Côrtes

18 de ago. de 2010

DIA DO AMIGO NA ARGENTINA



Sei que a data já passou, mas vasculhando alguns sites, achamos essa ação inusitada e resolvi publicar.

Para celebrar o Dia do Amigo na Argentina, a Coca-Cola criou uma vending machine gigante, onde só seria possível comprar os produtos com a ajudinha de um amigo, no mínimo.

Idéia que junta tudo: ajuda, diversão, confiança, risadas; isto é, amigo.

  
A falha foi não ter virado um "viral" no youtube. Pelo menos eu não encontrei.

Grande idéia, ótima execução, péssima divulgação.

Fábio Côrtes 

16 de ago. de 2010

ROCK'N RIO 2011



Em 20/07 eu publiquei um texto sobre o Rock'n Rio de 2011, que retorna ao Rio de Janeiro depois de longa temporada na Europa.

Ontem a revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo, deu a informação...
Para ver a matéria na íntegra, clique aqui.

Vale a pena conferir o clipe que já está rolando no youtube, segue abaixo:



Fábio Côrtes

HÁ 33 ANOS MORRIA ELVIS...


Em 16 de agosto de 1977 morria a pessoa que revolucionou o rock.
Elvis é um dos mais conhecidos músicos do mundo. Não só pela sua "figura", com topete e costeletas, nem pela sua beleza, mas sim pela sua qualidade musical. Seu talento e carisma são inquestionáveis.

Ele é o artista com mais hits em paradas mundiais e o campeão absoluto de vendagem de discos, com mais de um bilhão e meio de álbuns vendidos em todo o mundo.

Por tudo isso, Elvis sempre arrastou multidões aos seus shows.
E ainda hoje arrasta pessoas de todos os lugares nos salões onde suas músicas são tocadas.

Hoje, centenas de fãs de todo o mundo fizeram uma vigília no túmulo de Elvis Presley, que fica em sua casa, em Graceland/ Memphis.

O cortejo noturno é o ponto alto da semana em que fãs se encontram. Filmes são exibidos e artistas fazem shows em tributo a Elvis.

Ao cair da noite, os fãs se reuniram no boulevard Elvis Presley, sentados em cadeiras portáteis após a polícia fechar a via para o tráfego. Crianças escreveram mensagens no chão com giz colorido que diziam "Sentimos falta de Elvis" e "Elvis vive 2010".

Os eventos da semana incluíram encontro com escritores, fotógrafos e amigos próximos a Elvis, incluindo Joe Esposito, parte do grupo que estava sempre com Elvis, apelidado de "Máfia de Memphis".

Abaixo um vídeo de um dos seus maiores sucessos.



Fábio Côrtes

13 de ago. de 2010

21ª BIENAL DO LIVRO



Ontem, 12/08/2010, começou a 21ª Beinal Internacional do Livro.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.

São 60.000 m² de área e 350 expositores nacionais e estrangeiros prontos para receber um público esperado de 700.000 pessoas, e 180.000 estudantes através de visitação escolar programada.

Terceiro maior evento do gênero do mundo,  a Bienal do Livro chega a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período.

Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura dos frequentadores.

Nessa edição, serão homenageados dois autores consagrados da literatura brasileira, os escritores Monteiro Lobato e Clarice Lispector e também a lusofonia e o livro digital, o que chama muito a atenção.

Um livro digital (livro eletrônico ou o anglicismo e-book) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponbilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.

Maiores informações de dias e horários, local, preço, podem ser encontradas no site do evento.


Fábio Côrtes

12 de ago. de 2010

AMPLIFIQUE



AMPLIFICAR
1. Tornar maior; AMPLIAR.
2. Aumentar a intensidade, o volume

A idéia é essa. Na verdade, a idéia é muito mais abrangente que isso...

Tornar um evento MAIOR.
Tornar uma ação MAIOR.
Tornar o PDV MAIOR.
Tornar uma promoção MAIOR.

Esse é o novo posicionamento da agência de marketing promocional Power 4.

A partir da grande mistura de culturas, experiências e ATITUDES dos colaboradores, percebidas diariamente por todos, o conceito tomou força e forma.

A agência amplifica conceitos e temas, sempre com muita criatividade e inovação, buscando referências através de pesquisas e estudos sobre o cliente, produto, mercado, concorrência, público e tendências. É isso que dá a empresa a CAPACIDADE DE AMPLIFICAR e trazer o resultado para o cliente.

Além disso, através do reconhecimento e valorização do trabalho de todos, a agência tem ainda o poder (POWER) de movimentar as pessoas para que pensem com inteligência nos resultados a serem alcançados, mas sempre lembrando da QUALIDADE DE VIDA de todos.

A movimentação para o novo posicionamento inclui, além de alterações básicas como recepção, cartões de visitas, assinaturas de email etc:




Novo blog da agência - onde os próprios colaboradores abastecem o seu conteúdo.








Power4 Weekend - email semanal para clientes e amigos sobre o que fazer no final de semana. Essa ferramenta pode ser seguida também pelo Facebook





O vídeo abaixo mostra o CONCEITO



Então, daqui pra frente, se deixe contagiar e... AMPLIFIQUE-SE!!!

Fábio Côrtes

11 de ago. de 2010

TALENTO


No mundo competitivo em que vivemos, com as cobranças profissionais cada vez mais intensas, a cada dia que passa aumenta a quantidade de pessoas que buscam ocupações alternativas às suas funções "profissionais".

 Seja apenas por hobby, para desestressar, ou para aumentar sua renda, o fato é que as pessoas buscam qualquer tipo de "válvula de escape", como esporte, sites de relacionamento, leitura, música, pintura, escultura...

  
É o caso de Márcio Pontes.
Diretor de Arte da agência de Marketing Promocional Power 4, desenvolve belíssimas peças de decoração que, conforme citado por Dov Zylberman no blog da agência, "fazem a cabeça e enfeitam as casas de pelo menos metade da equipe da agência e centenas de modernos, descolados e outras pessoas de bom gosto e requinte".

 Desenvolvendo peças a partir de ilustrações digitais, revelando as imagens em papel fotográfico para obter efeito de luz, ele cria telas, luminárias, ilustrações com muita criatividade e bom gosto.

 Com a matéria feita sobre ele na revista Casa Claudia deste mês (agosto 2010), o reconhecimento do seu trabalho vem aumentando e as peças podem ser encontradas no seu site e no showroom da empresa Marco 500, empresa de decoração que comercializa peças de designers brasileiros.

 VALE A PENA CONFERIR!!

Fábio Côrtes

20 de jul. de 2010

ROCK IN RIO VOLTA AO RIO (2011)


No próximo dia 09/08, no Rio de Janeiro, será anunciado oficialmente o retorno do Rock in Rio edição brasileira. Neste dia, o prefeito Eduardo Paes irá apresentar detalhes do acordo fechado com Roberto Medina, criador do evento, que acontece a cada dois anos em Lisboa e Madri. No Brasil, a última edição foi há dez anos atrás.

A previsão é de que o Rock in Rio aconteça em setembro de 2011, em uma área em Jacarepaguá, que deverá ser desapropriada. Pretende-se, depois da realização do evento, a transformação do espaço no Parque do Atleta, um dos legados prometidos pelo comitê de organização dos Jogos Olímpicos de 2016. A intenção da prefeitura é que a área se torne mais uma opção para shows de grande porte, suprindo uma carência hoje na cidade. 

Fábio Côrtes

5 de jul. de 2010

MAIS AÇÕES CRIATIVAS

Foto: Gustavo Rampini

Hellmann's divulgada em feiras livres de São Paulo
Durante julho, a Hellmann’s realiza uma ação em algumas das principais feiras livres de São Paulo. A estratégia visa divulgar as possibilidades culinárias da maionese.

Foto: Gustavo Rampini

Um ator caracterizado como feirante grita as instruções de preparo de um bife acebolado entre as barracas de cebola e carne. O freguês que quiser experimentar o prato em casa, envia um SMS para um número indicado em uma plaquinha entre os legumes e recebe a receita pelo celular, de graça. Os próprios feirantes participam da brincadeira, com jaleco personalizado, ajudando na divulgação.

A estratégia é tornar claro para o freguês que o produto pode ser levado ao fogo, pois não talha, não perde o paladar nem inibe o sabor da receita. Com a ação, a Hellmann’s pretende atingir cerca de 100 mil pessoas.

Foto: Gustavo Rampini

Painel Coca-Cola
Como já é de costume, a Coca-Cola instala painel de 16m para a Copa 2010.
Até aí, sem novidades...

Mas trata-se de um painel interativo. Quando as pessoas passam ao seu lado, uma grande OLA é formada, tornando a experiência inusitada e divertida.

A instalação foi feita em duas estações do metrô de São Paulo, por ondem passam cerca de 270.000 pessoas por dia.

Vale a pena conferir o vídeo:


Fábio Côrtes

30 de jun. de 2010

COMO UMA AÇÃO INTERFERE NEGATIVAMENTE NUMA MARCA

O Marketing Promocional tem o objetivo de, como o próprio nome diz, PROMOVER uma marca ou um produto.

É para isso que as empresas e agências de Marketing Promocional trabalham duro diariamente, faça chuva ou faça sol, criando, planejando e operacionalizando os mais diversos tipos de campanhas.

Sejam eventos de um dia ou algumas horas, até ações de longa duração. Não importa o tempo, o que importa é que o objetivo é um só: VENDER!!! FAZER COM QUE O PRODUTO/ MARCA SEJA PERCEBIDO PELO SEU PÚBLICO E CONSUMIDO POR ELE.

Já falei em publicações anteriores sobre boas campanhas/ ações, mas nunca falei das ruins.
Mas como as falhas têm sido constantes, não posso deixar de falar...

Abaixo dois exemplos de como uma execução mal feita pode acabar com uma ótima idéia.

A mais recente ocorreu ontem (29/06/2010), quando o Jornal Folha de São Paulo publicou erroneamente o anúncio do Hipermercado Extra (patrocinador da Seleção Brasileira de Futebol) dando ADEUS a seleção canarinho da copa das vuvuzelas e jabulanis.
O jornal assumiu o erro, mas e a imagem da marca, como fica?! Nesse caso das duas - Folha e Extra...
Abaixo os dois anúncios, o que foi publicado e o que deveria ter sido.

O que foi publicado

O que deveria ter sido publicado


O outro exemplo é o do chocolate Twix. A agência (me reservo no direito de não divulgar o nome - até porque esse não é o intiuito) subestimou o veículo internet/ rede sociais e se deu mal.

Eles anunciaram, somente nesses canais, uma chuva de chocolate em plena Av. Paulista. Divulgaram hora e local. Falaram para as pessoas levarem seus guarda-chuvas etc, etc, etc...

E na hora "H", a chuva se transformou numa pequena garoa, ou nem isso. No evento tinha muito mais gente do que eles imaginaram.

Resumo: Muita gente e pouco chocolate. As pessoas sairam com uma péssima impressão da marca/ produto, incluisive dizendo que comprariam o chocolate concorrente.

Confiram o vídeo:



Bom, a mensagem é simples: SEM UMA EXECUÇÃO PERFEITA, AS MELHORES IDÉIAS DO MUNDO PODEM SE TRANSFORMAR NOS MAIORES FIASCOS DO MUNDO.

Fábio Côrtes

18 de jun. de 2010

CINEMA MÓVEL


O Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema móvel do Brasil.
Leva cinema DE GRAÇA para a população das periferias de cidade em cidade do nosso país.
Para se ter uma idéia da força dessa iniciativa, a maioria do público que vê o Cine Tela Brasil nunca foi a um cinema.

Tudo começou em 1996, com os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, que com uma tela montável, um projetor de 16mm e filmes brasileiros organizavam sessões de cinema na periferia de SP.

Um caminho longo foi percorrido, fronteiras foram vencidas, parcerias com SESC e Secretarias Municipais de Cultura e novos Estados brasileiros visitados.

Em 2004, junto com o patrocínio da CCR, controladora da AutoBan e NovaDutra, entre outras concessionárias, chegam também novos incrementos de infraestrutura. Em novembro deste ano estréia a inédita sala de cinema ambulante, com 255 cadeiras, ar condicionado, projetor de 35mm, som surround, ambiente totalmente vedado e protegido da luz e da chuva.

Em 2009, duas salas do Cine Tela Brasil percorreram juntas mais de 80 cidades, atingindo 600 mil espectadores.

Hoje, o cinema muda de cidade toda semana e fica 3 dias em cada cidade, sempre nas periferias, com sessões diárias para adultos e crianças.

No site http://www.cinetelabrasil.com.br/ encontramos os detalhes dessa história maravilhosa, bem como a programação, com datas e horários.

Abaixo um vídeo do Globo Repórter a respeito do Cine Tela Brasil.


Taí uma iniciativa interessantíssima, que leva cultura para a população carente!!

Fábio Côrtes

14 de jun. de 2010

FAZER DIFERENTE

A recuperação da dependência de drogas e álcool é acima de tudo a busca de um novo estilo de vida.

Todo mundo na vida passa por fases. Há situações muito fáceis de mudar. Por exemplo, um novo corte de cabelo, basta procurar um profissional e pronto: novo visual. Agora há coisas na vida que são vistas como impossíveis. Para essas há sempre aquelas respostas:
- "Sou assim e pronto";
- "Estou velho demais para mudar";
- “A vida é minha”.

Sem dúvida, mudança requer: o querer, coragem e disposição. Ninguém muda se não quer.
O querer mudar nunca é o mesmo o tempo todo. Há momentos de desânimo, desesperança, falta de sentido no desejo da mudança. É preciso ter um objetivo muito claro e saber a vantagem que essa mudança trará (elas serão maiores que as perdas?). Sobretudo, é preciso apoio e pessoas que saibam colaborar para o processo de mudança. Tudo isso tem relação com a recuperação.
Qualquer pessoa tem que mudar um comportamento. Por exemplo, alguém com medo de viajar de avião. Devido a esse medo, por muitos anos recusou empregos vantajosos e viagens com amigos para não ter que pegar avião. De repente conheceu alguém, que vivia distante e o namoro só seria possível se pegasse avião freqüentemente. Rapidamente procurou ajuda e superou esse medo.
Portanto, as situações fazem com que a pessoa busque ajuda justamente porque ela quer motivação para viver. Não dá para saber quando e o que vai motivar alguém. É preciso estar atento: a motivação para a mudança está em toda a parte, mas pode aparecer e desaparecer com grande rapidez. Por isso, quando o desejo de abandonar o consumo de drogas aparece, a melhor coisa é procurar ajuda imediatamente para que esse desejo possa ser estimulado cada vez mais.
Ser nós mesmos é tomar decisões, não para agradar os outros que nos observam ou vivem com a gente, mas porque estamos usando conscientemente e com responsabilidade a nossa capacidade de querer viver.
Para poder nos libertar do álcool e drogas sabemos que através do programa sugerido dos 12 passos podemos encontrar esperança em uma vida melhor, mas para que isso aconteça temos que realmente ter coragem e querer mudar. É justamente querer “fazer diferente” do que fazíamos vinte e quatro horas atrás!
A mente preocupada com fatos, acontecimentos e pessoas da ativa é incapaz de perceber a sua verdadeira essência na mudança. Aquele que está agarrado ao egocentrismo está vazio por dentro e cego por fora. Agora aquele que se liberta do egocentrismo descobre que sempre esteve repleto de oportunidades a sua volta, mas nunca soube enxergá-las.
Enquanto a pessoa em recuperação não se livrar de certas atitudes e comportamentos da ativa, certamente o caminho será no mínimo triste e doloroso.
Mesmo em recuperação o adicto insiste em continuar usando o “se” nas suas explicações e desculpas:
- “Se” tivesse conseguido dormir;
- “Se” minha visita tivesse vindo;
- “Se” não fosse ele/ela isso não aconteceria;
- “Se” não fosse por falta de dinheiro eu teria conseguido;
- “Se” pudesse telefonar estaria melhor;
- “Se” não fossem os problemas de saúde;
- “Se” não tivesse demorado;
- “Se” me escutassem mais;
- “Se” eu não estivesse sob tanta pressão;
- “Se” prestassem mais atenção em mim;
- “Se” este mundo não fosse tão nojento;
- “Se” as pessoas me entendessem;
- “Se” ele/ ela tivesse me pedido;
- “Se” ele/ ela tivesse me agradecido...

Seja lá qual for o “se”, fica claro que deixamos que circunstâncias controlem nossas vidas. A doença da adicção não respeita “se” nenhum! Ela não se afasta de nós nem por uma semana, por um dia ou por uma hora, fazendo com que sejamos NÃO ADICTOS e capazes de usar álcool e drogas em alguma ocasião especial ou por qualquer motivo. Nem mesmo somos capazes a uma única comemoração em toda vida, ou mesmo “se” estivermos presos por uma enorme dor. Nem “se” chover canivetes ou “se” estrelas caírem. Na doença da adicção não existem condições, ela não respeita nenhum “se”.
As experiências vividas no passado nos dão sabedoria para viver o hoje, influenciando em nossas decisões naquilo que é bom ou não, pois já conhecemos os caminhos e os resultados. Algumas pessoas deixam que o passado as mantenham presas naquilo que simplesmente já foi. Presas por infelizes “se”, atolam-se na culpa e não conseguem nem olhar o agora.
Cuidado! Em algum lugar escondido num cantinho da nossa massa cinzenta podemos conservar um pequenino “se” que pode estar acompanhado de uma pequenina restrição: “Se” tudo acontecer como eu quero!
Temos que trabalhar nossos defeitos de caráter, nossa maneira de pensar e agir. Não importa como me tratem, não importa o que aconteça, não depende de quaisquer circunstâncias ou condições.
Transferir as nossas responsabilidades e limitações aos outros é impedir e acabar com a recuperação. Devido o adicto não entender bem do seu interior e ter o costume de na ativa não assumir responsabilidades, acaba se comparando aos outros, esquecendo que ninguém é obrigado ou tem o dever de fazer por ele.
Quem se compara com os outros acaba se sentindo uma pessoa superior ou inferior, melhor ou pior. Não encontra o seu verdadeiro valor, não se conhece, não se aceita. Quem se compara acaba se defendendo dizendo: “Faço isso porque estou tentando ajudar”. Força situações e inventa histórias, fazendo com que os outros sejam os responsáveis, NUNCA ELE. Acabam achando até que seu dever é “salvar almas”, quando só podem é salvar a si próprios!
Praticando o programa dos 12 passos quando encontramos uma situação difícil ou sentimos a chegada de um problema, aprendemos a procurar ajuda antes de tomarmos uma decisão. Sendo humildes, honestos e pedindo ajuda, podemos atravessar os momentos mais duros. Eu não posso, nós podemos!!!
Em recuperação aprendemos que não temos todas as respostas ou soluções, mas que podemos aprender a viver sem drogas e termos um novo modo de vida. Podemos nos manter “limpos” e apreciar a vida como ela é.
Quando nos amamos somos capazes de amar verdadeiramente os outros. O amor é o que dá a vontade de crescermos espiritualmente. As pessoas genuinamente amorosas são por definição pessoas que crescem.
Aproveitem o momento! Se não formos bons conosco agora mesmo, certamente não poderemos ter respeito e consideração dos outros.
Fazer diferente a partir de agora significa ter uma vida diferente da que tínhamos. Requer um pouco de prática, mas vale a pena o esforço!
“Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu”
Portanto, vamos FAZER DIFERENTE!!!
Só por hoje!!!

Por Carlos Alberto Rocha Ferreira - Psicoterapeuta Holístico especializado em dependência química.

9 de jun. de 2010

QUANDO O LUXO VEM SEM ETIQUETA...

Foto: JASON DECROW/AP

Aconteceu faz algum tempo..Mas vale a pena ver de novo... 

Quando o luxo vem sem etiqueta...
O cara desce na estação do metrô de NY vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.

Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.
Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

Abaixo o vídeo que mostra a ação.



Fábio Côrtes

30 de mar. de 2010

A CLASSE "C" MUDOU...



A classe “C” sempre foi a maioria da população brasileira. Mas como essa classe nunca foi o alvo das grandes marcas, que ao invés de olhar com carinho para ela, sempre deu muito mais importante as classes “A” e “B”, as marcas “talibãs” entraram no mercado para suprir a necessidade natural da classe.
Entenda-se por marcas “talibãs” aquelas com produtos e promessas que fazem alusão às marcas de topo e entrega com baixa qualidade.
Depois de muito tempo dessa situação, com o aumento da renda da classe “C”, as marcas “famosas” resolveram se mexer.
No início, essas marcas/ agências não sabiam muito bem o que fazer com essa classe. Todos trabalhavam com informações desatualizadas sobre a classe. Logo perceberam que mudanças profundas nos hábitos, exigências, preferências, comportamentos haviam acontecido. Mas e agora, como atingí-los? 
Diante dessa necessidade, iniciaram-se então as pesquisas sobre o assunto, desenvolvidas e aplicadas por vários institutos de pesquisas (Latin Panel, Data Popular, CO.R Inovação).
Mas enfim, o que mudou?
Hoje sabe-se que a classe “C” não quer mais as marcas “talibãs” (consequentemente essas marcas caíram para as classes “D” e “E”). Hoje ela também quer qualidade, da mesma forma que as classes “A” e “B”, ela sabe identificar o que tem ou não qualidade.
Com mais acesso ao crédito, a Classe C passou a investir em aquisições de maior valor: carros, computadores, lavadora de roupa, celular, móveis e eletro-eletrônicos das melhores marcas etc. Essas aquisições são encaradas por essa classe como um investimento sério. Por isso, a qualidade e confiança nas marcas são fundamentais.
Mas não podemos nos precipitar com as conclusões… Por exemplo, as mulheres da classe “C” gostam de coisas boas, gostam de estar na moda, mas tem uma interpretação muito particular para tudo isso e – em momento algum desejam ser apenas uma sombra de outros estratos sociais. Muito pelo contrário.
Uma pesquisa realizada em 2009 pela CO.R Inovação derrubou alguns estereótipos importantes. Mostrou por exemplo que hoje as mulheres da classe não cobiçam ser loiras, magras e terem 1,80 de altura.
“Ser igual as patricinhas...nem pensar! Somos poderosas! hahahaha” – frase ouvida nas pesquisas.
Procuram figuras femininas que tenham um pouco delas. A identificação está nas semelhanças e não nas diferenças. Ao contrário das mulheres de classe “A” e “B”, que na maioria das vezes procura roupas que não marcam muito sua silhueta, as da classe “C” querem mais é calças agarradas. Só assim poderão se sentir desejadas por onde passam – e ouvir aquele “fio-fio” na rua. “Quero ficar bonita e gostosa”, essa é a frase mais ouvida por essas mulheres.
Outra descoberta é que 80% das donas de casa da classe “C” acessam a internet diariamente e antes de comprar algo pesquisam sobre o produto nos sites dos fabricantes e comparam os preços dos produtos entre as lojas na web e fora dela.
Bom, poderíamos ficar horas aqui falando sobre esse assunto, mas a idéia aqui é apenas mostrar que no fim, isso tudo nos mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, hoje em dia a Classe C é muito bem resolvida. As pessoas buscam inclusão social, mas não querem ser quem elas não são, não almejam copiar as classes mais ricas.
Simplesmente querem curtir a moda e viver a vida do jeito que gostam.
ENTÃO, SEGUINDO AS TENDÊNCIAS DE MERCADO, VAMOS NOS PREOCUPAR MAIS COM A CLASSE “C”, E JÁ COMEÇAR A PENSAR NA “D"… 

Fábio Côrtes
 

23 de mar. de 2010

E-COMMERCE - EVOLUÇÃO DO CONSUMO

Ao longo dos anos os hábitos do consumidor variam ligeiramente e se consolidam as chamadas tendências de compra. Em pesquisa o instituto IBOPE constatou que há disposição no consumidor para a migração de canais, para o menor gasto e a maior freqüência de compra. 

O tão disputado espaço no supermercado hoje abre lugar para o E-Commerce e para os canais diretos. Apesar da maior parte da população ainda freqüentar o bom e venho supermercado hoje há canais alternativos que não mais necessitam que o consumidor vá até eles, como diz o velho ditado “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.

Essa invasão dos canais alternativos não ocorreu de ontem para hoje, desde 2005 houve aumentos significativos na migração que atingiu os 42% de consumidores que passaram a utilizar os canais alternativos (IBOPE).

O mais curioso é que as classes sociais que apresentam maior relevância no consumo de produtos e serviços por canais alternativos são as classes CDE que corresponde à maior parte do mercado de consumo no Brasil.

Estas classes sociais em sua maioria são compostas por aposentados que compram com maior freqüência e adquirem produtos/serviços após pesquisas secundarias para obtenção de maio Custo X Beneficio.
Com a ascensão contínua da internet, os sistemas elaborados para o relacionamento com o consumidor e o crescimento no número de internautas no Brasil, o E-commerce apresentará um cenário extremamente favorável de investimento.










Joyce Leite

22 de mar. de 2010

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA


HOJE (22/03) É O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA!!

Trecho do Wikipédia:
"A água é uma substância química onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.
A água cobre 71% da superfície da Terra.
Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
Limpa, a água potável é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos...".

VAMOS DAR MAIS VALOR A ÁGUA, UTILIZANDO-A COM INTELIGÊNCIA.

ÁGUA = Indispensável para a vida!!
ÁGUA DE CUÍCA = Indispensável para a vida com ALEGRIA!!


Fábio Côrtes