Toda empresa tem o dever de manter-se informada sobre as mudanças no cenário econômico, social e demográfico.
Uma mudança na dinâmica populacional que vem se solidificando nos últimos 10 anos certamente afetará o cenário de negócio de muitas empresas. Entre 1997 e 2007, o crescimento do número de idosos no Brasil representou mais do que o dobro do crescimento total da população, 21,6% (1997) e 47,8% (2007), segundo o IBOPE.
Essa transição demográfica que vem aos poucos modificando a estrutura de família brasileira, transformará a composição do universo populacional do Brasil. Entre 1991 e 2007, a população do país ganhou 5,57 anos em sua expectativa de vida, ao passar de 67,00 anos em 1991, para 72,57 anos em 2007, segundo o IBGE.
A nova família brasileira está menor (menos filhos), porém com a mesma renda familiar e o mesmo padrão de preferências, fazendo com que a tendência seja a de poupar mais. No futuro com a total aderência da população por famílias menores haverá necessidade do aumento da qualidade das instituições de ensino e não na quantidade.
Identificar mudanças no padrão de consumo da população é muito importante já que essa transição está a todo vapor. Certamente, cada vez mais surgirão oportunidades para o mercado de produtos dirigidos à terceira idade e maior diversificação e demanda por produtos mais sofisticados para o segmento mais jovem da população. O que muitas instituições financeiras já tem feito oferecendo facilidades no crédito para aposentados e pensionistas.
Hoje devemos nos focar em entender melhor os impactos do envelhecimento rápido e a expectativa maior de vida da população sobre o consumo realizado pelos idosos. A previsão é que em 2020 o Brasil atinja uma fase avançada da transição demográfica, é nesse momento que o envelhecimento da população será mais rápido e haverá queda da mortalidade e aumento da participação relativa dos idosos.
Joyce Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário